quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pirâmide de Ponzi

Este artigo de hoje vem a esclarecer e evidenciar as principais características da Pirâmide de Ponzi. Mas há de se ter muito discernimento para que não haja uma confusão com o Marketing de Rede. 



Charles Ponzi
O que vem a ser a Pirâmide de Ponzi? Nada mais é aquilo que conhecemos por Pirâmide Financeira ou simplesmente Pirâmide. Esse esquema recebe o nome de Ponzi, por causa do nome de seu criador, Charles Ponzi nascido em 1882, na Itália, porem naturalizado americano, viveu por muitos anos nos Estados Unidos, principal palco de suas atuações.
Em Boston, onde passou maior parte de sua vida, realizou por diversas vezes as suas façanhas, da forma que conseguia convencer seus amigos e conhecidos a lhe entregarem dinheiro dizendo receberiam o retorno de 50% do investimento em 45 dias e 100% do dinheiro após 90 dias. Algumas pessoas receberam o prometido, mas o sistema começou a crescer de tal forma que não pudera mais ser controlado, o que veio causar com que Ponzi não conseguisse mais controlar as entradas e os pagamentos dos novos agregados.
Em seguida seu esquema ficou conhecido como uma fraude, momento este que o Governo Federal dos EUA interveio sobre seus esquemas e o prendeu por causar danos públicos a época, mas por ter pago fiança fora liberado. Depois de ser muitas vezes preso pelo Governo dos EUA, foi deportado a Itália, onde tentou realizar mais de seus esquemas, mas todos sem sucesso.
Então resolveu vir ao Brasil, onde trabalhou como representante das linhas aéreas italianas até que estas foram fechadas por causa da Segunda Guerra Mundial, e veio a morrer em janeiro de 1949 em um hospital, no Rio de Janeiro, como indigente por não ter parentes no país.
O Jornal Folha de São Paulo, publicou em 18 de janeiro de 2009, uma coluna sobre a biografia de Charles Ponzi.

Principais Características

- Promessas de altos rendimentos a curto prazo.
- Obtenção de rendimentos financeiros que não estão bem documentados.
- Falta de produto a ser vendido.
- Mensalidade para manter a estrutura da empresa.
- Nenhum vínculo com Leis Trabalhistas e de Arrecadação de Impostos Federais.
- Movimentação apenas de dinheiro.
- Quem está no topo sempre ganha mais.
- Os níveis são infinitos, beneficiando sempre o primeiro.





Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do nosso blog, poste a sua crítica ou sugestão.

Nosso sucesso é o seu SUCESSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário