sábado, 4 de maio de 2013

06 passos para você se decidir e entrar em um MMN.


Hoje vemos na internet variadas formas de negócios e sempre tem pessoas oferecendo novas e fantásticas oportunidades de negócios online. Muitos desses negócios, é claro, são baseados em modelos de MMN (Marketing Multi Nível) ou, em inglês, MLM (Multi Level Marketing) ou simplesmente Marketing de Rede.
Mas antes de você decidir-se por iniciar um negócio deste tipo, principalmente se não for familiarizado com o mercado de MMN ou empresas de Marketing, é preciso conhecer alguns passos primordiais.

CONHEÇA 6 PASSOS PARA INICIAR

1) O que é este negócio de MMN (MLM)?

MMN significa Marketing Multi-Nível ou, em inglês, MLM significa Multi Level Marketing. Simplificando, MMN significa a permissão de uma empresa dá a seus distribuidores ou representantes para recrutar outras pessoas em uma linha descendente. O “recrutador”, em seguida, recolhe as comissões das vendas feitas por membros da sua downline (pessoas diretamente ou indiretamente indicadas por você). Além destas comissões, você pode ganhar com várias outras formas, como a própria venda direta dos produto, bônus de primeiro pedido, bônus de equipe, etc…
De uma maneira mais clara, trata-se de uma estratégia de empresas de distribuição de serviços e bens, onde a divulgação dos produtos é feita por distribuidores independentes através da indicação “boca a boca” . Por esse trabalho, estes distribuidores recebem comissões milionárias que, ao invés da empresa investir em campanhas de marketing milionárias tradicionais, como TV, revistas e  jornais, estas comissões são distribuídas entre os distribuidores cadastrados na empresa. Além da recomendação dos produtos, qualquer distribuidor pode indicar outros distribuidores e, com isto, construir sua organização de escoamento de produtos tendo a possibilidades de ganhos ilimitados por vários anos.
O MMN é comumente associado com uma rede de comercialização em que o marketing é feito essencialmente através do boca a boca. Hoje, os EUA lideram disparados o mercado de vendas diretas e MMN, vindo o Japão em 2º lugar e o Brasil em 3º lugar.

2) É legal praticar um negócio de MMN?

O MMN em si, é uma forma perfeitamente legal de uma empresa para distribuir as comissões e criar uma grande força de vendas. O problema é que muitas empresas e pessoas má intencionadas têm utilizado o modelo de MMN para promover produtos ilegais ou semi-legais na internet.
Como resultado, a maioria das pessoas associa o termo MMN com esquemas ilegais, como os famosos esquemas chamados de “pirâmides”, em que não há produtos, ou seja, você só ganha dinheiro se trouxer cada vez mais pessoas e estas pessoas fazerem os mesmos em troca de somente dinheiro. Chega um certo momento que a empresa simplesmente desaparece, ficando os últimos que entraram no esquema com todo o prejuízo.
Normalmente, o fator mais importante para se decidir, embora não necessariamente seja a única, para determinar se uma proposta de MMN é legítima, é uma questão simples. Esta empresa tem que vender um produto ou serviço real. Lembre-se: só porque uma empresa de MMN é legal não significa necessariamente que ela é uma boa empresa para investir seu tempo e dinheiro.

3) Posso ganhar dinheiro com o negócio de MMN?

Absolutamente sim. Milhões de pessoas ao redor do mundo estão participando de empresas de Marketing Multi Nível e ganhando dinheiro de forma honesta e legal. Muitas destas pessoas já se tornaram milionárias através do Marketing Multi Nível e conquistaram sua independência financeira.
No entanto, uma oportunidade de MMN que você entrar não é garantido que você irá ganhar “rios de dinheiro” se você não fizer o trabalho para tal. Não existe mágica no negócio e nem dinheiro fácil. Você terá que pesquisar e iniciar numa empresa que já esteja em vários países e tenha um negócio sólido e investir parte de seu tempo para ter sucesso a médio e longo prazos.
Não há garantia de que todos irão ganhar dinheiro com MMN ou qualquer outra oportunidade de negócios pela internet ou fora dela. O sucesso em qualquer negócio depende de uma série de fatores, sendo que o principal fator para se ter sucesso é VOCÊ.
A maioria das desistências em MMN vêm das mesmas razões que outras pequenas empresas falham, que são:
- Falta de educação sobre o negócio;
- Falta de vontade de agir;
- Falta de motivação;
- Falta de determinação;
- Falta de informação, e assim por diante.


4) Devo me envolver com esse negócio de MMN?

A maioria das pessoas que entram num negócio de marketing de rede (MMN) sempre fazem a mesma pergunta:
“Posso ganhar (muito) dinheiro com isso?”
Uma boa análise é você perguntar a si próprio: “Eu tenho vontade e determinação para conquistar meus sonhos e objetivos a médio e longo prazos?”
Se a resposta for sim, já é meio caminho andado para o sucesso.
Um outro detalhe muito importante é que você tem que gostar e consumir os produtos da empresa que você desenvolver o negócio. De nada adianta você estar numa empresa de produtos de beleza, se você não se preocupa com sua própria beleza. Da mesma forma na indústria do bem-estar. De nada adianta você indicar produtos de bem-estar, se você próprio não os consome. Isto, com certeza é o caminho para o fracasso.
O melhor a considerar antes de entrar para uma empresa de MMN é se você irá adquirir e consumir os produtos da empresa que irá representar. Outra questão é como você se sente quando consome os produtos da empresa de MMN que representa.  Será que você se sente bem em recomendá-los aos outros? Sente que os produtos irão mudar a forma com que as pessoas vêem o mundo sua saúde (no caso do bem-estar)? Recomendaria os produtos para qualquer pessoa?
São 3 perguntas que a resposta tem que ser SIM, para que seu negócio tenha sucesso.
Até pouco tempo atrás e ainda hoje, o marketing é (era) feito por muitas pessoas através de longas viagens, apresentações cansativas em hotéis, anúncios em jornais, cartazes pelas ruas, enfim, era muito cansativo você fazer Marketing off-line (fora da internet).


5) O que preciso fazer para ser bem sucedido num negócio de MMN (seja online, seja offline)?

Não tente “vender” o produto de sua empresa. Venda a si mesmo. Ficou confuso? Pois é, é assim que funciona. Você deve se tornar um membro valioso e eficaz na sua comunidade. Deve ampliar sua rede de amigos e conhecidos. Quando eles ficam sabendo o que você faz, não os force a adquirir os produtos “goela abaixo”, a menos que seja solicitado. Torne-se um especialista no seu campo de atuação, e dê seu testemunho honesto de suas experiências positivas com o produto/serviço da empresa de MMN que está desenvolvendo.
Além disso, cerca de 98% dos que estão na internet ainda fazem SPAM, que é a propaganda não solicitada e que não traz nenhum retorno para você. Você só irá ter cada vez mais pessoas que não irão ler seus e-mails ou seus anúncios cada da que passa. Já fiz um artigo sobre isto em que explico sobre o e-mail marketing correto.
Se você ainda pratica somente estes tipos de divulgação do seu negócio, cuidado, você está à beira da extinção, pois somente isto já não funciona mais. É óbvio que apresentações ao vivo, distribuir DVD’s de sua empresa, vender produtos para amigos e conhecidos, convidar através de cartazes, entre outros, ainda dão resultados, só que hoje já existem várias outras técnicas que lhe permitem obter mais resultados, trabalhando muito menos.
Estas técnicas se chamam Marketing de Atração” que, resumidamente, é você aguardar que as pessoas lhe procurem ao invés de oferecer sua oportunidade de negócios de forma desenfreada. Para isto acontecer, ofereça algo de valor para seus contatos, ajude os mesmos na resolução de seus problemas online e offline, como exemplo: como conseguir contatos qualificados para seu negócio, como construir um blog profissional, como fazer vídeos, etc… São várias formas que você pode ajudar as pessoas. Ofereça aquilo que você tem conhecimento e, de acordo que for aprendendo mais coisas, repasse para seus contatos. Com isto, você se tornará uma pessoa magnética.
Você deve ter em mente uma frase muito importante que é o princípio básico do Marketing de Atração: “As pessoas se associam a você, e não na sua empresa”
Da mesma forma, é preciso praticar o Marketing de Atração nos negócios pela internet (online) para que você possa alcançar o sucesso. E, também, um outro item muito importante é você promover a duplicação dos seus conhecimentos para sua downline, de forma a ter um negócio de longo prazo e com renda residual por muitos anos.
Resumindo: Para se ter sucesso em qualquer negócio, deve-se ter em mente 2 grandes lições:
1) Não faça SPAM;
2) Pratique o Marketing de Atração e compartilhe isto com sua downline.


6) Vale a pena dedicar parte de meu tempo para envolver com um negócio de MMN?

Com certeza a resposta é SIM.
O mercado de MMN é um dos que mais crescem no mundo, sendo recomendado pelos maiores especialistas de finanças, desenvolvimento pessoal e marketing multi nível, como Robert Kiyosaki, Donald Trump, Lair Ribeiro, Max Gehringer, Roberto Shinyashiki, Warren Buffet e muitos outros…
Com um investimento muito inferior a qualquer negócio formal, você terá a possibilidade de construir seu próprio negócio e, se seguir, os 5 passos acima, seu sucesso será questão de tempo. Os riscos são quase “zero” e sua possibilidade de ser um líder na sua empresa são grandiosas se tiver determinação e responsabilidade com seu negócio.
Na maioria dos casos, haverá muitas dúvidas e incertezas, mesmo quando você já tiver iniciado numa empresa. Haverá atrasos e progressão lenta, devido às curvas de aprendizado que se diferem de pessoa para pessoa. A inexperiência, nervosismo e incapacidade para o trabalho a tempo inteiro também são alguns fatores a serem considerados. Portanto, a produção de uma boa renda, ou outros indicadores de sucesso, podem levar certo tempo. No entanto, muitas pessoas que desenvolvem marketing de rede, só obtiveram grande sucesso com o uso de duas ferramentas simples: Tempo e Perseverança.
E o mais importante de tudo: Você desenvolverá seus potenciais que jamais pensou que tivesse, como liderança, crescimento pessoal e fará amigos por todo o mundo.

E você? Já participa de algum negócio online? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências neste mercado.


3 comentários:

  1. Sim. Faço parte de uma empresa que juntou o marketing MMN com MODA.
    Uma industria magnífica e um mercado multi bilionário

    ResponderExcluir
  2. Sim. Faço parte de uma empresa que juntou o marketing MMN com MODA.
    Uma industria magnífica e um mercado multi bilionário

    ResponderExcluir
  3. Faço parte de uma empresa MMN a Hinode e amo todos os produtos dela!!

    ResponderExcluir