sábado, 13 de abril de 2013

Marketing Multinível no Brasil

   O Marketing Multinível é uma realidade aqui, mas qual a situação do Marketing Multinível No Brasil? O Marketing Multinível é legal? O Marketing Multinível é pirâmide?
   Antes de começarmos a discutirmos sobre esse assunto e outros aspectos, vamos começar definindo o que é Marketing Multinível.

O que é Marketing Multinível?

   Para os que ainda não sabem, o Marketing Multinível, que também é conhecido como Marketing de Rede, é um conjunto de processos, estratégias e ações que levam produtos, serviços e benefícios ao mercado consumidor (Marketing), através de uma equipe, da força de um time (Rede).
   O interessante é que no Multinível, você ganha não só pelos seus atos diretos, e sim também por ações indiretas, pois, cada membro da sua equipe que efetua uma venda, ou consegue captar novas pessoas para entrarem na oportunidade de negócios, você receberá uma comissão sobre a produtividade deles.
   Chamamos isso de renda residual, ou seja, é um pouquinho dos lucros mensais de cada um da sua rede/equipe, que faz com que você ganhe boas comissões dentro do Multinível.
   Aliás, na verdade todo mundo ganha, pois ganha a empresa uma parte do lucro das suas vendas ou cadastramento de novos empreendedores, ganha você diretamente uma parte desses lucros também, e ganha a pessoa que te convidou e colocou no negócio.
   Portanto, o Marketing Multinível, é feito através de uma das formas mais justas de se fazer negócios no mundo que é a chamada relação “Ganha-Ganha”, onde os lucros são distribuidos justamente com todos os envolvidos no negócio.
   Outro fator muito interessante e justo dentro do MMN (Marketing Multinível), é a condição que o sistema oferece de TODOS os envolvidos crescerem dentro da hierarquia da empresa, alcançando patamares maiores e consequentemente lucros maiores.
   Muitas empresas chamam isso de PIN, ou seja, isso determina qual a sua posição dentro da hierarquia, do plano de carreira da empresa que você faz parte.
   Cada empresa constrói suas regras e condições para você avançar de PIN, dentro da empresa.
   Este é mais um ponto, um fator, justo e que faz todo o diferencial dentro do Marketing Multinível, pois, é diferente das empresas tradicionais que, você só consegue avançar na hierarquia da empresa, quando o seu superior sai do cargo por algum motivo, e também você muitas vezes concorrerá pelo cargo com outros pretendentes.
   Haverá também cargos que muitas vezes, você NUNCA alcançará, pois ele é restrito apenas aos proprietários da empresa ou pessoas mais próximas da organização fundadora.

Então, o Marketing Multinível é uma Pirâmide?

   Esse é um tema que leva há muitas discussões e controvérsias a respeito do Marketing Multinível…
   Seria o Marketing Multinível uma Pirâmide?
   Bem, vamos analisar algumas coisas para podermos chegar a essa conclusão.

Vamos analisar uma empresa tradicional.


  • Quantos presidentes há nesta empresa?
Provavelmente um só, não é mesmo?

  • Quantos vice presidentes há nesta empresa?
Provavelmente também só um.

  • Quantos diretores haverá nessa empresa?
Alguns poucos certamente.

  • Quantos gerentes haverá nesta empresa?
Uma quantia moderada certamente.

  • Quantos funcionários operacionais haverá nesta empresa?
Certamente vários deles, tais como vendedores, montadores, faxineiros, instrutores, e assim por diante.
 
Então, perceba que a medida que os cargos tornam-se mais sofisticados e com projeções de carreira e ganhos financeiros maiores, mais a coisa se estreita e afunila, lembrando um aspecto de pirâmide, onde quem está na base (que são muitos), não consguem subir, ou possuem uma dificuldade enorme para isso.
   Então, quem são os maiores beneficiados desta empresa? Obviamente o presidente e os cargos mais próximos do dele.
   Quem está na base é pouco reconhecido, trabalha muito, e não ganha o suficiente pelos seus esforços. Muitas pessoas acusam o MMN de esquema pirâmide, porém, sem observar como funciona o modelo de empresas tradicionais e que muitas vezes ele mesmo faz parte!
   Agora há pessoas que acusam o Marketing De Rede como uma pirâmide no sentido financeiro.
   E então precisamos fazer uma análise sobre pirâmides com esta abordagem agora, ou seja, a abordagem financeira.
   Vamos lá então…
   Uma pirâmide financeira é caracterizada por um esquema, onde os participantes entram com uma determinada quantia financeira no esquema e com uma promessa de que em pouco tempo estarão ganhando muito mais do que investiram para ingressar.
   Uma pirâmide financeira geralmente possui as seguintes características:
   Não há produtos, serviços e benefícios a seus participantes, ou seja, algo de valor a eles, e que pode ser muitas coisas.
   Sabe-se muito pouco a respeito do histórico do grupo ou das pessoas que lançaram a suposta “oportunidade de negócios”.
   O esquema não possui registros legalizados nos órgãos competentes para atuar, ou sua legalização é duvidosa.
   Não se sabe ao certo quantos anos tem esta proposta, geralmente elas surgem de repente…
   Promessas e tons exagerados de ganhos financeiros rápidos, liberdade financeira, riquezas. Mexem muito com seu lado emocional para que você não pense muito a respeito.
   Investimentos financeiros geralmente baixos, pois, quando o esquema fracassar, ninguém correrá atras judicialmente para reaver uma quantia pequena de dinheiro, porém os donos do esquema ganharam muito pois receberam um pouco de cada uma das milhares de pessoas que entraram para o negócio.
   Na Pirâmide Financeira, o divulgador faz um pagamento e tem a promessa de recompensa vinda do recrutamento de outras pessoas. No final, o dinheiro percorre a pirâmide e , apenas os indivíduos que estão na ponta do negócio - o idealizador e poucos investidores - ganham. As pessoas que estão na base do esquema assinam o plano, mas não são capazes de recrutar seguidores.
   Portanto, agora você já sabe e entende sobre o que é uma pirâmide financeira, agora vamos entender porque oportunidades legítimas de Marketing Multinível não são pirâmides!
   Uma oportunidade legítima de Marketing Multinível possui as seguintes características:
   Possuir produtos e serviços de grande valor as pessoas, e em uma oportunidade legítima de MMN, não se ganha ganha dinheiro somente com a oportunidade de negócios e sim também com a comercialização desses produtos, serviços e benefícios, ou seja, a pessoa tem a liberdade de entrar para o negócio para ser um simples consumidor e/ou vendedor dos produtos, serviços e usufruir dos benefícios, como também pode entrar para o negócio para fazer as 3 coisas, ou seja, usar os produtos, vendê-los e/ou divulgar a oportunidade de negócios.
   A empresa deve ser totalmente regularizada e legalizada atendendo a todas as exigências do país. Se os produtos forem na área de alimentação e cosméticos devem ter sido aprovados pela vigilância sanitária por exemplo.
   Não exige nenhum tempo mínimo para que você permaneça no negócio, ou seja, você sai dele a hora que desejar. Não deve haver contrato de permanência mínima e nem mesmo multas por desistência do negócio.
   Então somente com essas 3 características já conseguimos diferenciar completamente um esquema de Pirâmide para um esquema de Marketing De Rede.

Marketing Multinível e Empresas Diversas

   A popularização do Marketing Multinível, fez com que surgisse empresas diversas que comercializam diversos tipos de produtos.
   Os principais produtos comercializados por empresas baseadas em Marketing Multinível são:

  •    Produtos na área de saúde e bem estar como bebidas (sucos) e pós (shakes) nutricionais, para combate a problemas de saúde, controle de peso e compensador de refeições, vitaminas para reforço imunológico e prevenção de doenças.
  •    Produtos na área de beleza, cosméticos como por exemplo, cremes para tratamento da pele, maquiagens e perfumes.
  •     Produtos digitais tais como franquias de lojas virtuais para você comercializar produtos e serviços sejam físicos ou não através da internet.
  •    Cartões de benefícios e descontos, onde o associado ao ingressar para a oportunidade de negócios recebe então esses benefícios e convida outras pessoas para associarem-se também.
  •    Serviços de tecnologia VoIP, utilizado para entrar em contato com uma outra pessoa através de ligações PC (computador/notebook) - Celular/Telefone Fixo, através de softwares disponibilizados pela Empresa.

Mas, Qual é a realidade do Marketing Multinível no Brasil?

   O Marketing de Rede cresce cada vez mais no Brasil com o passar dos anos e tornando-se cada vez mais popular e representando uma grande oportunidade e alternativa de negócios para as pessoas.
   Porém, infelizmente como em qualquer outro negócio e profissão, vemos coisas erradas sendo feitas e que distorcem completamente o conceito tradicional do negócio e a forma como deve ser feito…
   Muitos esquemas de pirâmide são lançados no mercado constantemente, usando o nome do Marketing de Rede para tentar dar credibilidade ao negócio.
   São empresas e esquemas que muitas vezes até mesmo possuem regularização, CNPJ, só que o produto é alguma coisa simbólica, só para dizer que há um produto, mas ele não vale absolutamente nada e não traz nenhum diferencial ou ajuda na vida das pessoas.
   Por exemplo, temos oportunidade de negócios neste estilo, que quando você ingressa o produto trata-se do treinamento para você trazer novos membros para o esquema!
   Ou seja…que produto, serviço e benefício é esse?
   Há outras oportunidades que o produto é um e-book, ou uma série deles…
   Até que se o e-book for de boa qualidade, com um curso exclusivo, até que ainda vai, porém, o que se vê de mais comum são e-books que muitas vezes você encontra gratuitamente na internet e que eles colocaram lá para dizer que há um produto…
   Outros colocam e-books escaneados do original físico e isso é completamente ilegal!
   Há outras oportunidades que dão a você listas de milhões de e-mails para você divulgar sua oportunidade, fazendo assim Spam, que é um método totalmente repulsivo e ilegal de se enviar anúncios as pessoas.
   Há oportunidades também que te seduzem com ganhos rápidos e velozes e que você não precisa fazer nada, não precisa convidar e indicar as pessoas para o negócio…
   Isso vai completamente contra o Marketing Multinível! Que é justamente um negócio de vendas e de indicações de produtos, serviços e oportunidade de negócios.
   Se você não convida, se você não indica e se você não recomenda, não há entrada de dinheiro e nem crescimento do seu negócio! Como é que as pessoas vão conhecer? Como você vai ganhar dinheiro?
   Além disso tudo, infelizmente há também péssimos distribuidores/representantes de oportunidades de Marketing De Rede, que até estão em uma oportunidade de negócios legítima, porém, usam de má fé para conseguirem dinheiro das pessoas.
   Distorcem o negócio, fazem as pessoas investirem mais do que podem para começarem a oportunidade, prometem “mundos e fundos”, e depois simplesmente desaparecem e não dão ajuda nenhuma a quem elas colocaram no negócio.
   Por isso, que há muitas pessoas que AMAM o Marketing de Rede, assim como outras que também ODEIAM o Marketing Multinível.
   Por terem caído em oportunidades erradas, ou terem sido abordadas por pessoas má intencionadas, resolvem colocar a culpa no método de negócios e não na empresa ou no profissional mal intencionado.
   Em todo e qualquer empreendimento e profissionais, há os vencedores, há os perdedores, há os bem intencionados e há os mau intencionados, mas nem por isso o negócio é ruim ou a culpa é do modelo de negócios.
   É necessário filtrar-se muito bem tudo isso.
   Agora, é também importante ressaltar que há pessoas que ingressam em uma oportunidade legítima de Marketing de Rede, e ingressam com bons profissionais no negócio e não fazem ABSOLUTAMENTE NADA para desenvolverem o negócio e no final das contas saem culpando o Marketing Multinível pelos seus fracassos! Não reconhecem que o erro estão nelas mesmas e por isso, sempre buscam alguém para “pagar o pato”, digamos assim…
   A culpa é sempre do governo, a culpa é sempre dos políticos, a culpa é sempre do chefe… mas a culpa NUNCA É DA PRÓPRIA PESSOA!
   Nós temos nossa parcela de culpa pelas desigualdades sociais e misérias no nosso país, nós temos nossa parcela de culpa pela violência no nosso país, nós temos nossa parcela de culpa pelas desigualdades financeiras no nosso país e por aí vai!
   Enquanto ficarmos colocando a culpa de nossos fracassos sempre em alguém ou em alguma coisa, estamos cada vez mostrando mais e mais que somos incompetentes, fracassados e enganando a nós mesmos…
   Os grandes líderes e vencedores seja no MMN, ou em qualquer outro ramo seja nos negócios, na política na religião, enfim, sabem que o único culpado pelos seus fracassos são eles mesmos e não ficam buscando culpados!
   Então para finalizar, eu recomendo que você:
   Estude bastante sobre o Marketing de Rede se pretende ou já está dentro deste ramo de negócios.
   Busque informações e analise muito bem as oportunidades de negócios que você vê por aí e é convidado.
   Ingresse no negócio com pessoas realmente sérias e que desenvolvem o negócio de forma extremamente profissional.
   Assuma sua culpa caso o negócio não dê certo para você! Levante a cabeça, aprenda com seus erros e aperfeiçoe-se!
  Espero que vocês tenham gostado do artigo, comentem a respeito na área de comentários e compartilhem-no pelas redes sociais!
   Será um prazer ler o seu comentário, sua dúvida, e podermos discutirmos a respeito deste interessante assunto!

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